• data/hora
  • 20/09/2017
  • 00:57:13

IPTU poderá ser pago a partir da próxima semana

POSTADO POR: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
18/05/2017

As guias de recolhimento do IPTU 2017 começarão a ser entregues na próxima semana, quando também será liberada, no Portal do Cidadão, a emissão de 2a via da guia. A orientação é que caso o documento não chegue via Correios até o dia 05 de junho, o contribuinte retire a 2a via do mesmo entrando no site da Prefeitura e clicando no ícone "Cidadão", no lado direito da tela. É possível ainda retirar a guia por atendimento presencial, na Divisão de Receita da Prefeitura. O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é a principal fonte de renda do município e está relacionado às melhorias promovidas na cidade.

Este ano, o IPTU poderá ser pago em até sete parcelas, com vencimentos em 12 de junho, 10 de julho, 10 de agosto, 11 de setembro, 10 de outubro, 10 de novembro e 11 de dezembro. A Legislação Municipal prevê o desconto de 10% sobre o valor total para pagamentos à vista, com vencimento em 12 de junho. O abatimento não inclui a taxa de Coleta de Lixo Domiciliar (TCLD) e a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, que são cobradas juntamente com o tributo.

O IPTU corresponde à garantia do bem-estar social. O valor arrecadado anualmente é destinando a investimentos na saúde, educação, segurança e limpeza públicas, mobilidade urbana e outras áreas de interesse público. Quanto maior o valor arrecadado pela administração municipal, maiores são as possibilidades de investimento e melhorias nos serviços públicos essenciais.

De acordo com o Chefe da Divisão de Fiscalização Tributária, Gerton Rodrigues, há vários benefícios em investir na cidade por meio do pagamento em dia do IPTU. "Além de contribuir para o desenvolvimento local, o contribuinte que paga seu IPTU tem o direito à posse da Certidão Negativa de Débitos do imóvel, que, além de demonstrar a regularidade fiscal do imóvel, promove a sua valorização. Outro documento indispensável, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, é a Certidão Negativa de Débitos do Cadastro de Contribuintes (mobiliário), necessária para a posse em concursos públicos e para possibilidade de contração com o Governo (administração direta e indireta) Federal, Estadual e Municipal", detalha.

 

O Secretário Municipal de Fazenda, Evandro de Souza, alerta que o pagamento regular do IPTU é importante, principalmente dentro da atual conjuntura econômica/financeira, com cortes em repasses por parte da União. "Pedro Leopoldo precisa, mais do que nunca, que o cidadão invista na cidade, pagando o seu IPTU em dia. Só assim poderemos alcançar a sustentabilidade do município, propiciando serviços públicos de qualidade", indica. 

















ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presos do regime semi-aberto vão realizar serviços comunitários

A Prefeitura Municipal e o Presídio de Pedro Leopoldo estabeleceram parceria para a reintegração social de presos por meio do trabalho. Eles vão atuar na limpeza de espaços públicos e realizarão outros serviços de reparo orientados por profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Os dias trabalhados não serão remunerados, apenas abatidos nas penas.

Festas de Nossa Senhora do Rosário colorem Pedro Leopoldo

A cidade está em clima de festa! E não é de hoje! Desde junho, são promovidas, em diversas localidades do município, as tradicionais Festas Congas, manifestações culturais africanas trazidas ao Brasil pelos escravos e que aqui se fundiram com os ritos católicos, tornando-se sincréticas. De modo geral, as festas se relacionam a histórias de santos católicos, dentre eles Nossa Senhora do Rosário, em homenagem à qual acontece grande parte dos festejos no município.

População é convidada a planejar o município para os próximos quatro anos

Na próxima terça-feira (19), às 18h, acontecerá na Câmara Municipal uma Audiência Pública para o levantamento de sugestões que possam ser consideradas no Plano Plurianual (PPA) Municipal 2018-2021. O PPA define metas e objetivos da administração pública para o período de quatro anos e deve estar previsto nos três esferas da Administração Pública - União, Estados e Municípios.

TRANSPARÊNCIA

MAIS INFORMAÇÕES DA PREFEITURA

Receba novidades da Prefeitura

Prefeitura nas Redes Sociais

Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo