• data/hora
  • 24/07/2017
  • 09:37:18

IPTU poderá ser pago a partir da próxima semana

POSTADO POR: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
18/05/2017

As guias de recolhimento do IPTU 2017 começarão a ser entregues na próxima semana, quando também será liberada, no Portal do Cidadão, a emissão de 2a via da guia. A orientação é que caso o documento não chegue via Correios até o dia 05 de junho, o contribuinte retire a 2a via do mesmo entrando no site da Prefeitura e clicando no ícone "Cidadão", no lado direito da tela. É possível ainda retirar a guia por atendimento presencial, na Divisão de Receita da Prefeitura. O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é a principal fonte de renda do município e está relacionado às melhorias promovidas na cidade.

Este ano, o IPTU poderá ser pago em até sete parcelas, com vencimentos em 12 de junho, 10 de julho, 10 de agosto, 11 de setembro, 10 de outubro, 10 de novembro e 11 de dezembro. A Legislação Municipal prevê o desconto de 10% sobre o valor total para pagamentos à vista, com vencimento em 12 de junho. O abatimento não inclui a taxa de Coleta de Lixo Domiciliar (TCLD) e a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, que são cobradas juntamente com o tributo.

O IPTU corresponde à garantia do bem-estar social. O valor arrecadado anualmente é destinando a investimentos na saúde, educação, segurança e limpeza públicas, mobilidade urbana e outras áreas de interesse público. Quanto maior o valor arrecadado pela administração municipal, maiores são as possibilidades de investimento e melhorias nos serviços públicos essenciais.

De acordo com o Chefe da Divisão de Fiscalização Tributária, Gerton Rodrigues, há vários benefícios em investir na cidade por meio do pagamento em dia do IPTU. "Além de contribuir para o desenvolvimento local, o contribuinte que paga seu IPTU tem o direito à posse da Certidão Negativa de Débitos do imóvel, que, além de demonstrar a regularidade fiscal do imóvel, promove a sua valorização. Outro documento indispensável, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, é a Certidão Negativa de Débitos do Cadastro de Contribuintes (mobiliário), necessária para a posse em concursos públicos e para possibilidade de contração com o Governo (administração direta e indireta) Federal, Estadual e Municipal", detalha.

 

O Secretário Municipal de Fazenda, Evandro de Souza, alerta que o pagamento regular do IPTU é importante, principalmente dentro da atual conjuntura econômica/financeira, com cortes em repasses por parte da União. "Pedro Leopoldo precisa, mais do que nunca, que o cidadão invista na cidade, pagando o seu IPTU em dia. Só assim poderemos alcançar a sustentabilidade do município, propiciando serviços públicos de qualidade", indica. 

















ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pronatec: pedroleopoldenses recebem certificado de conclusão de curso em BH

No início da noite de ontem (19), foi realizada, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a formatura dos alunos do Pronatec de cidades da Região Metropolitana. Os estudantes que realizaram o curso em Pedro Leopoldo receberam, das mãos do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, os certificados de Assistente Administrativo, Vendas e Agente Produtor Cultural. O Prefeito Cristiano Marião, o Vice-Prefeito Salim Salema e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fátima Brasil, participaram da cerimônia.

Prefeitura busca alternativas para os ambulantes do município

A Prefeitura de Pedro Leopoldo realizou, na quinta-feira (13), nova notificação aos comerciantes ambulantes que estavam ocupando áreas irregulares na cidade. Após serem devidamente notificados, quem continuou a desobedecer a Legislação Municipal teve a mercadoria apreendida na sexta-feira, 14. O material recolhido foi devolvido no mesmo dia, na sede da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, sem aplicação de multa. No sábado (15), a fiscalização da Prefeitura percorreu novamente a Região Central e adjacências para nova fiscalização.

Praça da Estação será palco de dois eventos neste fim de semana

Na sexta-feira, a partir das 20 horas, a Prefeitura de Pedro Leopoldo e a Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande apresentam o espetáculo 2º Pop Sinfônica. A Orquestra promete emocionar a plateia com sucessos do pop e do rock internacional. Já no domingo, 23 de julho, a partir das 9 da manhã, o local recebe a tradicional Feirinha da Estação. A programação inclui brinquedos para as crianças e as apresentações musicais de Danielle Gabrich e Wenay. As barraquinhas de arte, artesanato e de comidas típicas podem ser visitadas em ambos os eventos.

TRANSPARÊNCIA

MAIS INFORMAÇÕES DA PREFEITURA

Receba novidades da Prefeitura

Prefeitura nas Redes Sociais

Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo